Revisão para a prova - 7º ano

Revisão para a prova
 7º ano

Texto 1
João e Maria
(Chico Buarque)




Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três.

Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock para as matinês.

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz.

E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país.

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu peão
O seu bicho preferido.

Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido.

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim.

Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim.

1 – Após ouvir atentamente a música, acompanhando a sua letra, explique o valor de sentido obtido com o uso de seu título (João e Maria).

2– Podemos afirmar que a letra da música acima apresenta uma narrativa. Justifique a afirmativa anterior.

3 – Que tipo de narrador temos em João e Maria? Explique sua resposta.

4 - Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três.

Classifique os pronomes grifados no trecho acima.

5 – Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock para as matinês.

Podemos dizer que os pronomes acima possuem o mesmo referente? Explique sua resposta.

6 – Podemos dizer que o texto  acima é dividido em dois grandes momentos. Explique essa afirmativa.

7 – Retire do texto uma frase que apresente uso de pronome relativo.

8 - Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim.

a)      A palavra noite não está sendo empregada em seu sentido original. Explique o seu uso nos versos acima.
b)      O pronome ESTE usado no primeiro verso indica que o quintal do qual o narrador fala está
(   ) próximo do próprio narrador
(   ) próximo do interlocutor
(   ) longe dos dois


Texto 2
João e Maria
Sinopse
Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabaram indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.

9 – Podemos dizer que há relações temáticas e/ou formais entre o texto 1 e o texto 2? Explique sua resposta.

10 – Das expressões a seguir, separe o substantivo, o determinante e o modificador.
Uma malvada bruxa.
Os jovens João e Maria.


Comentários

  1. Sinopse Pixels:
    Pixels é um filme onde jogos clássicos e antigos se tornam realidade e para combater esse mal o filme apresenta 2 jogadores profissionais desses jogos (um deles sendo o presidente do estados unidos) tentam combater esses jogos.
    No meio do filme acaba acontecendo algo ruim, um novo integrante desse grupo de combate ao mal faz besteira e acaba comprometendo a vida na Terra, pos os alienígenas que transformaram esse jogos em realidade percebe que o integrante citado agora pouco trapaceia.
    Então os 3 jogadores que agora viraram 4, fazem um acordo para salvar a humanidade, que era, se eles conseguissem ganhar uma partida de um jogo chamado Donkey Kong,todos aqueles jogos iriam embora, e foi o que aconteceu.
    Mesmo com todo esse spoiler que eu dei o filme é bem criativo e eu acho que você que esta lendo esse texto deveria ler.
    Obrigado!
    João Felipe Motta
    7 ano A

    ResponderExcluir
  2. Sinopse Pixels:
    Pixels é um filme onde jogos clássicos e antigos se tornam realidade e para combater esse mal o filme apresenta 2 jogadores profissionais desses jogos (um deles sendo o presidente do estados unidos) tentam combater esses jogos.
    No meio do filme acaba acontecendo algo ruim, um novo integrante desse grupo de combate ao mal faz besteira e acaba comprometendo a vida na Terra, pos os alienígenas que transformaram esse jogos em realidade percebe que o integrante citado agora pouco trapaceia.
    Então os 3 jogadores que agora viraram 4, fazem um acordo para salvar a humanidade, que era, se eles conseguissem ganhar uma partida de um jogo chamado Donkey Kong,todos aqueles jogos iriam embora, e foi o que aconteceu.
    Mesmo com todo esse spoiler que eu dei o filme é bem criativo e eu acho que você que esta lendo esse texto deveria ler.
    Obrigado!
    João Felipe Motta
    7 ano A

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sinopse:Sexto sentido
    Após sofrer um incidente com um paciente, um psiquiatra começa a tratar um garoto q diz ver e falar com pessoas mortas, e descobre algo terrível

    Lucas Carvalho-7anoA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

6° ano - Os Croods - narrativa de aventura

6º ano - Proposta de redação