Reforçando os estudos - 7º ano


Tente responder às questões antes de conferir o gabarito.

Texto 1

As pessoas se sentem sós porque construíram muros ao invés de pontes.

Antoine de Saint-Exupéry, em “O Pequeno Príncipe”.

1 – As palavras “muros” e “pontes” não se encontram, neste texto, em seu sentido original. Estão sendo usadas em sentido figurado. Pense e explique que recurso estilístico está sendo usado com sua aplicação.
2 – Podemos dizer que o texto se resume em apontar uma situação atual como consequência de situações passadas. Para alcançar este efeito de sentido, foram usados dois tempos verbais. Identifique-os:
3 – Usando o modo imperativo, dentro do contexto do texto 1, crie uma sentença em que, por meio de um comando, você aconselhe as pessoas a viverem de um modo diferente do que é exposto no trecho acima.

Texto 2

A amizade

Pra se viver bem é preciso buscar
Formas para a vida melhorar
Pessoas boas você vai encontrar
Mas também vai se deparar
Com as más vais se agrupar
Com todas aprenda a lidar.

               Amigos precisamos  sempre fazer
               Pra nossa vida poder melhorar
               Vamos , procure sempre entender
               As agruras da vida encarar
               Procurando sempre estabelecer
               Metas para o bem conviver.

De Neide Alves, disponível em http://poesiasdecordeis.blogspot.com.br/2012/01/amizade.html

4 – Que características FORMAIS do cordel podemos perceber no texto acima?
5 – Que semelhança TEMÁTICA podemos perceber entre os textos 1 e 2?
6 – Substitua a expressão grifada por uma forma verbal única. Depois, verifique e aponte que tempo verbal está sendo utilizado.


Gabarito:
1 – São metáforas que representam as relações entre as pessoas. Muros representam isolamento, e pontes representam ligações de amizade.
2 – Sentem: presente do indicativo; construíram: pretérito perfeito do indicativo.
3 – Construam relações de amizade./ Abram-se para novas amizades (e muitas outras possibilidades, basta pensar em produzir, por meio do Imperativo, uma sugestão).
4 – Versos em tamanhos semelhantes e rimas adequadas a marcar o ritmo do cordel.
5 – Ambos falam da importância de construirmos e mantermos relações de amizade.
6 – Encontrará, futuro do presente do indicativo.

IMPORTANTE
Não se esqueçam de repassar todo o estudo dirigido e de estudar para a prova de acordo com a matéria indicada no primeiro slide (foram apontadas, inclusive, as páginas do livro que vocês devem usar para estudar).

Quem se dedica, colhe bons resultados. Lembrem-se disto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6° ano - Os Croods - narrativa de aventura

6º ano - Proposta de redação